sexta-feira, 4 de novembro de 2016

ASSUNTO QUALQUER: Vegano ou Vegetariano? Eis a questão.


Olá, internet!

Hoje tem segmento novo do blog: Assunto Qualquer, onde eu vou falar sobre qualquer coisa, sem necessariamente ser sobre politica ou algo realmente inteligente, são mais posts sobre temas que acontecem ou são um grande dilema para humanidade.

Neste primeiro Assunto Qualquer, vamos abordar o veganismo/vegetarianismo. Atualmente, viver bem é cada vez mais importante para as pessoas. A consciência de que comer coisas saudáveis e praticar exercícios físicos nunca foi mais buscado pelas pessoas.

Mas para entender o assunto, é primeiro necessário saber a diferença entre o vegetarianismo e o veganismo, e acreditem, essas diferenças existem. O vegetarianismo é adotado a partir de fatores como vontade própria e religião. A escolha de ser vegano, por sua vez, passa a ter cunho moral, uma vez que é adotado pela defesa dos animais, consumindo exclusivamente alimentos de origem vegetal, excluindo até mesmo ovo e leite (por serem de procedência animal). 

Entretanto, ser vegan ultrapassa as barreiras da alimentação e assume também responsabilidade ambiental e social. É de costume deles boicotar empresas que testem seu produtos em animais por não comprar nada dessa corporação. O que nos dá uma grande lição que ja deveria ter virado costume entre todos.

Ser vegano, essencialmente, é defender os direitos dos animais a partir da filosofia de que eles não são obrigados a sacrifício algum por nós, o que em parte faz sentido. Mas, obvamente o que ambos tem em comum é o consumo de vegetais.

Ao meu ponto de vista, o são estilos de vida válido e merecem respeito como qualquer outro, mas adotar a regra de não comer nem mesmo algo de procedência animal (por exemplo o ovo) é um tanto radical, já que eles nos fornecem nutrientes importantes como cálcio (como é o caso do leite). Por isso, se pessoalmente eu tivesse que escolher, eu escolheria ser vegetariano, por ser menos extremo e igualmente saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário