sexta-feira, 25 de novembro de 2016

HAPPY (late) THANKSGIVING: Entenda o significado da data


Olá todas as pessoas de todas as partes do Brasil e do mundo!

Eu sei que eu sumi um pouco essa semana e a explicação para isso está na C-Box! Vamos ao que realmente interessa agora: Post novo. Hoje, Black Friday, é o dia onde as pessoas compram coisas até que seus cartões estourem o limite e ontem foi o tão esperado, amado e importante dia de Ação de Graças. Hoje, vamos entender um pouco mais sobre esse feriado assim tão importante nos Estados Unidos - e Canadá, em épocas diferentes, mas eu não explorar o feriado canadense nesse post.

Celebrado na última quinta feira do mês de Novembro, o dia de Ação de Graças nos Estados Unidos é principalmente um dia de orar e agradecer a Deus por todas as bençãos e coisas boas que aconteceram no ano. A primeira comemoração desta data ocorreu aproximadamente no ano de 1621, tendo inicio um ano antes, em Plymouth, Massachusetts, após os colonizadores europeus chegarem àquelas terras, estabelecendo moradia por lá.

Entretanto, eles enfrentaram um rigoroso inverno, e muitas pessoas que vieram nos navios acabaram morrendo de frio e doenças contagiosas. Ao chegar a primavera, os Europeus fizeram amizade com os nativos, uma tribo chamada Abenaki e dias mais tarde, a tribo de Pawtuxet. Ambas as tribos ensinaram os Pilgrims (como eram chamados os Europeus) a plantar, cultivar, pescar, extrair líquidos de árvores, além de caçar perus selvagens. Os Pilgrims foram capazes de progredir, e para comemorar, fizeram uma festa que durou três dias e foi na verdade uma forma de agradecer aos nativos por toda a ajuda.

Este dia passou a ser oficialmente feriado em 1863, na presidência de Abraham Lincol. Em 1939, com a presidência de Franklin Roosevelt, esse feriado deveria acontecer na terceira semana de novembro ao invés da quarta, como uma maneira de ajudar o comércio a se preparar para o natal, fazendo propagandas e coisas relacionadas. Mas o congresso instituiu que o feriado é na quarta semana do mês e é nacional.

Enquanto para alguns, Ação de Graças é um dia maravilhoso, pra outros significa luto. Porque logo após esse período de prosperidade, a história é marcada pelos conflitos entre europeus e nativos americanos.

De qualquer maneira, o feriado tem um espírito de gratidão muito grande, é quando as famílias se reúnem e curtem uns aos outros, agradecem uns pelos outros, é simplesmente um feriado mágico, e eu acredito que o Brasil precise disso também, sobretudo em um período tão nebuloso. Olhar para coisas boas fariam as coisas melhores, mesmo que por uma noite.

Não podemos também esquecer a pergunta principal que move essa data: A que você é grato? Deixe sua resposta nos comments, vou adorar saber! Thanks and Happy late Thanksgivin'!

Nenhum comentário:

Postar um comentário