HALLOWEEN: A história da festa + Playlist


Saudações, fantasmas, vampiros, bruxos e satanistas!

Estamos às vésperas de uma das festas mais esperadas e conhecidas na cultura norte-americana: O Halloween! Neste post super educativo, vamos aprender um pouco mais acerca da origem desta festa, os costumes e tudo mais. Ponham suas fantasias, preparem as abóboras porque no fim da postagem tem playlist.


Para entender a origem do Haloween, é necessário voltar mais de 2500 anos no tempo para a cultura dos Celtas, que acreditavam que no dia 31 de outubro, o último dia do verão, as almas saíam dos cemitérios em busca dos corpos dos vivos para possuir, por isto, as pessoas colocavam em suas coisas caveiras e aboboras enfeitadas, ossos e objetos assustadores com o objetivo de afastar estas almas. A este evento, dava-se o nome de Samhain, que significa "o fim do verão". Nesta data comemorava-se ainda, o fim do período de colheitas e o início do novo ano celta, comemorado no dia 1 de novembro no calendário gregoriano.

O Samhain era tradicionalmente comemorado durante 3 dias, assim como as comemorações católicas dos dias 31 de outubro, 1 e 2 de novembro (Vigília de todos os Santos, Dia de todos os santos e Dia de finados, respectivamente).

Com a ascensão da Igreja Católica na Europa e a Idade Média, tal comemoração tornou-se uma prática proibida por ser pagã. Quem comemorasse, seria perseguido e queimado nas fogueiras pela Inquisição. Entretanto, no século XVII, o Papa Bonifácio IV, instituiu o Dia de todos os Santos para substituir o Samhain. No século XIII a igreja calendarizou as comemorações, inclusive a do Dia dos Mortos (existente desde o século XI), aproveitando-se, é claro, dos elementos da cultura celta.

Na antiga cultura celta, era costume acender uma fogueira no topo de colinas altas para purificar a terra e os vivos e ainda homenagear aqueles que já morreram e afastar demônios. Com a Igreja Católica, este costume continuou, mas para sacrificar as "bruxas", ao invés.

Dentre outros costumes presentes até o dia de hoje, estão os jogos, que em sua maioria, contêm caráter adivinhatório, pois acredita-se que como os espíritos estão em peso em nosso meio neste período, a adivinhação estaria aflorada. Por exemplo, é daí que vem o Barmbracks, que são bolinhos que em seu interior poderia ter um anel  ou nozes, dependendo do que achasse, seria o próximo a se casar ou continuaria solteiro. Outro jogo que permanece até hoje, é o bobbing for apples, que consiste em pegar uma maça com a boca de um tanque cheio de água.

Imagem relacionada

Resultado de imagem para Barmbracks
Barmbrack

A comemoração incorporou-se à cultura norte-americana graças à influência dos Irlandeses que imigraram para o país no século XIX e aos poucos esta tradição foi se fixando entre os americanos. De repente, era comum que eles saíssem mascarados pelas ruas pedindo dinheiro ou comida, sendo esta a origem do trick or treat (doces ou travessuras).

No Brasil, a festa tornou-se conhecida após a chegada da TV e com os cursos de inglês, que comemoram não apenas este, mas como vários feriados presente na cultura americana e de outros países falantes de língua inglesa. Os críticos, dizem que já temos um vasto folclore para querer comemorar o Halloween, por isso, em 2005, o Dia do Saci foi criado. Além do mais, podemos mais não estar na idade média, mas os grupos religiosos ainda querem impor conotações negativas à data.


Hora da playlist!


Não deixem de comentar se vocês já sabiam da história do Halloween. Vocês comemoram esta data? Se sim, como? Até mais, xoxo :)

Fontes: http://observador.pt/especiais/verdadeira-historia-halloween/ / https://www.suapesquisa.com/datascomemorativas/halloween.htm

0 coment�rios:

Postar um comentário